Em recente estudo realizado pelo instituto americano Reynolds Journalism, definiu o perfil do usuário do iPad até este momento. A pesquisa mostrou que o perfil do utilizador desta plataforma é composto de 80% de homens, com idade média de 45 anos (60%) e ensino superior completo (76%) . Os jovens com menos de 35 anos representam 19% da fatia do mercado deste tablet.
Dados importantes foram subtraídos desta pesquisa e ajudaram a executivos de grandes grupos jornalísticos americanos a definir seu plano de atuação no mercado. A exemplo do “Herold Tribune”, um dos pioneiros a formatar seu jornal para ipads no final do ano passado, agora é a vez da News Corp., empresa proprietária do “Wall Street Journal” e do estúdio de cinema “Fox”, que acaba de lançar seu primeiro informativo diário exclusivo para iPad, trata-se do jornal “Daily”.
A principal razão do uso do tablet apontada, é para a obtenção de notícias e atualidades (84,4%). Em segundo posto, 81,6% responderam que utilizam esta ferramenta para a leitura de jornais, revistas e livros.
Outro dado importante levantado foi o tempo de leitura desprendido no aparelho. Quase a metade dos entrevistados (49%) destinam cerca de mais de uma hora para manter-se informado, seguidos dos usuários de PC com 31%. Na segunda faixa etária pesquisada (menos de 35 anos), o aparelho segue líder (30%), só que agora em segundo posto, a televisão aparece como provedora de notícias com 23%.
Uma das grandes falhas apontadas na pesquisa, é a falta de um sistema de assinaturas para aplicativos do iPad e iPhone. Para tentar suprir esta carência, a Apple lançou em fevereiro um sistema de assinaturas para aplicativos de seus aparelhos.
Para esta pesquisa foram entrevistadas 1609 pessoas no final do ano passado, e 92% delas vivem nos Estados Unidos.
Fonte: Reynolds Journalism Institute ( University of Missouri)
H.P.2011
Comments